Converter título trustee em convencional

A modalidade trustee trata-se de uma método de fomento mercantil com vistas à prestação de serviços de gerenciamento, acompanhamento de cobrança e administração da carteira de títulos de um cliente. O Coeficiente está apto a atender por completo as operações deste modelo de factoring. 

Nesse contexto, a transição de títulos que pertenciam à carteira trustee para a carteira convencional é bastante comum. Se o seu cliente trustee, cujos títulos estavam somente para administração e gerenciamento, opta por vender estes documentos à factoring, basta seguir o passo a passo abaixo para ter uma transição facilitada, sem a necessidade de estornar a operação trustee e criar uma nova.

ATENÇÃO: o caminho reverso não pode ser realizado. Isto porque, uma vez que a factoring realiza a aquisição dos recebíveis (modalidade convencional) não há como gerenciar os títulos para o seu cliente (modalidade trustee), pois a empresa de fomento é a beneficiária dos documentos, e não mais o seu cliente. O cliente já não possui direitos creditórios e a factoring já pagou a ele pela cessão dos títulos. 

1. Transformando um título trustee em um título convencional:

Neste guia, partiremos do ponto em que a factoring já realizou uma operação trustee. Isto é, os títulos já estão inseridos no software, porém na carteira trustee. 

1.1. Acesse a tela de compras convencional, em Movimentação > Compra, ou pelo atalho na área inicial:

Nesta tela, selecione o cliente trustee, defina a cesta de serviços e a taxa padrão. Clique em "Próximo".

1.2. No passo 3 da tela de compras, clique em "Doc. Trustee":

Depois de selecionar as taxas no passo 2, clique em "Próximo". No passo 3, se o cliente possuir títulos trustee em carteira, a opção "Doc. Trustee" aparecerá ao lado do filtro de seleção do tipo de documento, conforme destacado na imagem abaixo:

1.3. Selecione o título trustee a ser adquirido e clique em OK:

1.4. O título selecionado será carregado. Confirme as informações e clique em "OK":

As informações do título não poderão ser alteradas, com exceção dos dias de compensação e do valor do deságio. Repita o processo para os demais títulos trustee a serem incluídos no borderô. 

Feito isto, finalize a compra como uma operação convencional de factoring, seguindo os demais passos da tela de compras e efetuando o pagamento dos títulos ao cliente. A partir de então, os documentos passam a ser recebíveis da factoring e não mais do cliente, e o seu tratamento dentro do sistema seguirá o mesmo padrão dos títulos convencionais.