Como gerar e enviar o Arquivo Remessa (CNAB)

Para gerar e enviar um arquivo de cobrança, é necessário primeiramente efetuar a configuração do CNAB. Caso não tenha executado este processo, siga para este link: Configuração do Arquivo Remessa (CNAB)

Depois de configurado, o Arquivo CNAB deve ser gerado e enviado ao banco com os seus respectivos títulos. Após finalizada uma compra, os títulos estarão disponíveis para envio. Assim sendo, acesse:

1. Utilitários > Arquivo Cobrança (CNAB) > Gerar Arquivo CNAB

Nesta tela selecione a conta corrente em que o CNAB foi configurado e a carteira. Em seguida, clique em próximo. 

 

2. Selecionando os títulos:

Nesta tela, serão localizados e selecionados os títulos a serem enviados ao banco. Para que apareçam todos os títulos gerados no dia, basta preencher os campos de data com a data operacional do sistema, deixando o campo "cliente" em branco e a opção "Data Entrada" selecionada. Caso opte por filtrar por cliente, basta apagar as datas e selecionar um cliente.

ATENÇÃO: uma vez selecionados e inseridos num arquivo, os títulos não voltarão a aparecer nesta lista, a fim de evitar o envio de informações duplicadas ao banco. Constarão aqui somente duplicatas que não foram incluídas em algum arquivo CNAB. 

Depois de selecionados os arquivos que serão enviados ao banco, basta clicar em "Gerar Arquivo".

3. Localizando o arquivo e enviando ao banco:

Após clicar em "Gerar Arquivo", o sistema salvará o CNAB na pasta C:\Coeficiente\cob. Para acessá-la, basta clicar no seu Windows Explorer, depois em Computador > Disco local (C:) > Coeficiente > Cob. 

Nesta pasta, o arquivo com data mais recente será o último CNAB gerado, e também o que deve ser enviado ao banco. 

Neste estágio o arquivo já foi gerado pelo Coeficiente e salvo na pasta Cob. Agora basta enviar ao banco de acordo com o procedimento informado pela instituição bancária. 

O passo seguinte será o recebimento e leitura do Arquivo Retorno.