Como receber e ler o Arquivo Retorno (CNAB)

Após enviado e processado um Arquivo Remessa, o banco registra as informações e disponibiliza um Arquivo Retorno. A imagem abaixo expõe o processo completo da integração bancária:

ATENÇÃO: o download do arquivo Retorno varia de banco para banco. Portanto, para saber onde encontrar o seu arquivo Retorno, entre em contato com a sua agência bancária.

Uma vez feito o download do arquivo Retorno, pode-se partir ao próximo passo, que é a leitura do arquivo no Coeficiente.

1. Utilitários > Arquivo de Cobrança (CNAB) > Receber Arquivo CNAB:

Nesta tela, deve-se:

1.1. Clicar na pasta localizada após a linha do campo "Arquivo". Isto abrirá uma pasta do seu Windows. Através dela, localize o arquivo Retorno baixado do site do banco;

1.2. Clicar em "Carregar Agora" - neste momento, o Coeficiente irá processar as informações da sua conta bancária e fará as associações com das informações transmitidas com as cadastradas no sistema;

1.3. Clicar em "Processar Dados" - aqui o sistema fará a leitura das informações referentes aos títulos. Clicando nesta opção, serão carregadas informações em um ou mais dos quadros abaixo:
 

a) Títulos liquidados - todos os títulos que tenham sido enviados através de arquivo CNAB e foram liquidados no banco. Isto apontado, o sistema realizará a baixa automática destes títulos e fará a movimentação contábil necessária, isto é, a quitação do título e o crédito na conta corrente.

b) Títulos confirmados/recusados - quando enviado um Arquivo Remessa, o banco processará e, no prazo máximo de um dia útil, emitirá um Retorno informando se estes títulos foram registrados em seu sistema ou não. Caso o resultado seja CONFIRMADO, o Coeficiente libera a impressão do boleto. Caso seja RECUSADO, o Coeficiente apontará os motivos e liberará este título para ser inserido em novo Arquivo Remessa após efetuada a correção do problema.

 

ATENÇÃO: uma vez que as informações dos sacados/correntistas não estejam completas, há grandes possibilidades de o banco recusar o título. Pensando nisso, é importante que o quadro "Complemento", presente tanto no cadastro do correntista quanto na própria tela de compras, esteja completo. Mas esta informação só precisa ser inserida uma vez: depois disso, o Coeficiente guarda todos os dados do sacado e os preenche automaticamente. 

c) Outras movimentações - toda movimentação que não seja pertinente ao Coeficiente, mas que tenha sido enviada pelo banco no Retorno. O pagamento de um boleto, a liquidação de um título inserido manualmente ou um depósito bancário podem ser exemplos de movimentações que aparecerão neste campo.

2. Confirmação do Retorno:

Finalizada a leitura dos títulos, basta clicar em "Confirmar" para que o sistema realize os próximos passos. 

Para os títulos liquidados, os sistema fará a movimentação contábil e a liquidação do título no sistema;

Para os títulos confirmados, o sistema liberará o passo da impressão. 

Para os títulos recusados, o sistema autorizará a edição das informações e a inserção deste título num novo Arquivo Remessa;

Outras Movimentações são ignoradas.

3. Relatório de Conferência CNAB:

Depois de confirmada a leitura do Arquivo Retorno, o sistema emitirá um relatório com todas estas informações. Caso queira ter acesso posterior a este relatório, basta acessar Utilitários > Arquivo de Cobrança (CNAB) > Conferência CNAB. Ali ficarão armazenados os relatórios de todos os Retornos CNAB. 

Finalizada a leitura do Arquivo Retorno, os títulos confirmados estarão liberados para impressão. Clique aqui para saber como imprimir boletos.

SUPORTE: todos os seus títulos estão aparecendo no campo "Outras Movimentações"? Neste caso, deve-se verificar os códigos do Retorno CNAB. Para isso, siga o nosso guia de configuração do Retorno CNAB